terça-feira, abril 13, 2010

Futebol


Não percebo a cena do futebol. É um grande ponto de interrogação para mim.
Se me perguntarem de que clube sou digo sempre " Vitória de Setúbal", pois claro (e na minha cabeça ecoa logo o som dos bombos TUMTUMTUM).
Não é por gostar de verde, nem pelos jogadores. Nem sei os nomes deles, nem se sabem ler. Não percebo nada disso. O único jogador que alguma vez conheci, foi um rapaz que até foi de minha turma, (cujo clube não revelarei), que, quando o prof. de Geografia lhe perguntou qual era a capital dos Camarões, ele respondeu "Santola".
Digo Vitória porque é o clube da cidade onde nasci.
Mas depois da minha resposta, há quem não fique contente: "Não S'tôra, qual é o seu clube dos 3 GRANDES!!"
Olha que caraças! Eu sei lá! Raio dos putos!

Quando era miúda dizia que era do Sporten, mas mais tarde percebi que era só para repetir o que ouvia dos miúdos da minha turma. Mais uma vez não percebia muito daquilo, mas pelo menos conhecia o Figo, o Capucho e o Peixe. (Longe de razões clubísticas, para mim tinham era todos nomes estúpidos).
Há uns dias, enquanto as minhas amigas falavam de futebol, por acaso veio à baila o tal assunto das referências clubísticas.
Nesse dia decidi dizer que era do Benfica. E parece que o mundo acabou.
Fizeram-me AS caras de nojo número 33 e, olhando-me de cima a baixo, disseram-me "tu tem vergonha!", ecoando um silêncio tão dramático no final desta frase, que se se tivesse ouvido ali o barulho de um chicote, teria sido escolhido na perfeição.
Portanto agora estou num dilema. Porque parece-me divertido gritar uma série de impropérios enquanto se vê um jogo, e olhar para o jornal "A Bola" e dissertar sobre contratações e frangos.
A verdadeira questão aqui é: com que idade e por que razões se escolhe um clube?
É que os anos 80 ligaram-me a dizer que tive falta nesse dia.

5 comentários:

NoZ disse...

Eu qd era pequena tb me dizia do sporten, pq a família era do sporten.Mas perto dos 6 anos, não me perguntes como nem porquê, senti-me benfiquista e sou do Benfica. E já fui adepta fervorosa, do tipo de ir aos treinos, oh dear...
Hoje em dia sou bastante mais moderada, apesar de não os ter visto ganhar o jogo ao Sporting, nem envergar nenhum acessório vermelho no dia de ontem, o meu sorriso parvo durante horas evidenciava a minha alegria pela vitória =)

Renato Miguel Araújo disse...

Pois bem, eu não entendo mesmo o futebol...a cena de correr atrás de uma bola parece-me mais canina que humana, mas enfim...
Quando me perguntam de que clube sou... bem, isso é simples, em Lisboa sou sempre do FCP! Parece que é irritante, além do mais, gosto de azul e já ganhei dinheiro com este clube! Ora, perecem-me razões super racionais para escolher um clube, certo?

Pedro disse...

Deviamos estar os dois trancadinhos na casa de banho! :p

Sir disse...

Faz cinco dias que espero um texto novo. Morreu? Espero que não. adoro seu blog.
:*

ah, aqui no Brasil a maioria dos times tem nome de bairro: Flamengo, Botafogo... ou de estado e cidade. Isso facilita muita coisa.

Rachelet disse...

Quando perguntam, digo que sou do futebol clube união pinheirense. Go local, that's what I say!
E isto para não dizer que detesto futebol e qualquer desporto colectivo profissional, sobretudo os que metem bolas, porque isso, neste país suscita sempre uma grande conversa que não me apetece ter.